METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Segundo Fonseca ( 2011, p. 151), é necessária a introdução dos elementos-base de pesquisa científica para os alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, as atividades de campo envolvem uma série de procedimentos que devem ser executados objetivando sucesso nas atividades propostas.

Segundo a afirmação de Fonseca, marque a alternativa correta em relação a finalidade dos trabalhos de campo de investigação e pesquisa científica.



São as visitas realizadas cuja finalidade é observar meramente as paisagens naturais ou ampliar os conceitos teóricos das disciplinas.


É aquelas realizadas tanto no espaço urbano quanto no rural com a finalidade de observar primariamente para a aquisição de conhecimentos acadêmicos, escolares, culturais ou até mesmo de trabalho isolado.


É a realização de investigação e fenômenos tanto naturais quanto sociais, observação direta de experimentos ou trabalhos empíricos, realização de entrevistas, com a finalidade de desenvolver a pesquisa em qualquer ramo das ciências naturais ou sociais.


São as atividades realizadas às empresas para que os alunos de maneira geral tenham conhecimento específico sobre somente um processo de produção.


É a atividade realizada com a finalidade de não incitar nos alunos o desejo da pesquisa e da descoberta.

Leia atentamente as afirmativas abaixo, que fazem uma abordagem sobre a questão do currículo, e assinale (V) para as assertivas Verdadeiras e (F) para as assertivas falsas. Em seguida, marque a sequência correta.

 

(   ) A escolha dos conteúdos é uma responsabilidade exclusiva do Estado.

(  ) A programação oficial dos conteúdos da Geografia, de acordo com os parâmetros nacionais ou os currículos, possui todas as perspectivas necessárias para explicar o mundo e os espaços cotidianos dos alunos, estando pronto para a prática docente.

(   ) O currículo respalda-se nos conteúdos básicos da ciência, didatizados de acordo com os níveis e as necessidades do ensino.

(  ) A interpretação do currículo, conjugada com a compreensão das necessidades intelectuais e as condições locais dos alunos, auxilia o professor na escolha dos métodos para organizar o ensino e a aprendizagem da Geografia.

 


F – V – V – V


F – F – V – V


V– V – F – V


F – F – V – F


V – F – F – F 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. 

Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:

 

 


Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.


Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.


Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.


Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.


Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.

A Geografia proporciona um aprendizado significativo possibilitando uma maior compreensão do mundo. Diferente das demais ciências, a geografia considera o homem e suas relações com o meio em que vive, bem como analisa os acontecimentos considerando a relação homem x ambiente.

 Desse modo, assinale as afirmativas abaixo, que indicam corretamente como as relações homem, espaço e meio podem ser trabalhadas nas aulas de geografia.

I- O professor de Geografia deve trabalhar primeiramente a localização com seus alunos, para que todos compreendam o espaço da escola, do bairro e da cidade e percebam que a cidade pertence a um estado, o estado a um país, e o seu país está inserido no mundo.

 II- O professor deve juntamente com os alunos analisar os elementos naturais do ambiente e de sua comunidade (clima, relevo, vegetação, entre outros), dos problemas locais a ele relacionados e com o conjunto de elementos naturais globais e as degradações a eles associadas, em nível mundial.

 III- O professor de Geografia deve analisar as questões locais referente a realidade de seus alunos. A reflexão deve ser pontual nos problemas referentes a comunidade local. Os problemas mundiais em nada interferem na vida dos alunos, sendo desnecessário seu estudo.

É correto o que se afirma em: 


I e II.


II  apenas.


III  apenas


I  apenas.


I e III

Leia atentamente, o fragmento do texto de Oliveira (2006, p.18).

"Os alunos das escolas, hoje em dia, estão acondicionados às aulas fechadas em uma sala, distantes da realidade, existente fora dos muros da escola. Da mesma forma, o conhecimento que adquirem sobre o ambiente é aquele que já vem pronto, como uma "receita de bolo", nos livros didáticos. Nestas situações, muitas vezes os alunos não tem oportunidades para desenvolver toda sua capacidade de imaginação e de construção de novos conhecimentos".

O fragmento do texto nos faz refletir sobre o tipo de metodologia utilizada em sala de aula ainda nos tempos de hoje nas nossas escolas. De acordo com os seus conhecimentos e estudos realizados, marque a opção correta em que se refere a qual metodologia utilizada acima.


Metodologia inovadora


Metodologia interdisciplinar


Metodologia em parte tradicional e em parte inovadora


Metodologia construtiva


Metodologia tradicional


Sobre os planejamentos e os contextos do planejamento na Educação, faça a correspondência entre as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta:

( A ) Plano da Educação

( B ) Plano da Escola

( C ) Plano de Ensino

( D ) Plano de Aula


(    ) Projeto Político Pedagógico

(    ) Currículo e procedimentos gerais da disciplina

(    ) Cotidiano pedagógico

(    ) Políticas públicas

 

A opção correta está contida em: 


 




 B - C - D- A


A – C – D – B


A – B – C – D


B – C – A – D


C – B – D – A

Marque a alternativa correta.

 Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica). Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:

 


Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.


Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.


Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.


Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.


A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.

No desenvolvimento do ensino de Geografia e Meio Ambiente é indispensável a utilização de recursos como: livros, revistas e jornais, fotos, televisão, cinema, música, teatro, ambiente empírico entre outros. Sobre a utilização desse recurso de linguagem no processo de aprendizado podemos afirmar:

I - Tais recursos facilitam a compreensão e aproxima os conteúdos estudados da realidade do aluno, tornando a prática pedagógica mais interessante e estimulante.

 II - Proporciona a oportunidade de participação ativa do aluno na construção do seu processo de aprendizagem porque oferece a abertura para que este identifique e relacione os conteúdos estudados com a realidade observada.

 III - Dificulta que o aluno perceba a relação entre o que se aprende em sala de aula e a realidade, além de desperdiçar um importante momento de memorização dos conteúdos.

 IV - Favorece a compreensão de temas mais abstratos por proporcionar ao aluno momentos de análise e reflexão sobre o aprendizado da sala de aula e as relações que desenvolvem no espaço.

 V - O livro didático e o quadro negro não devem ser dispensados, contudo, não são suficientes; o professor deve buscar recursos didáticos estimulantes e coerentes na condução do processo de ensino-aprendizagem.

 A alternativa correta está contida em

 


As alternativas I, III, V estão corretas.


As alternativas I, II, IV estão corretas.


As alternativas I e V estão corretas.


As alternativas I, II, IV, V estão corretas.


As alternativas I e III estão corretas.

Para finalizar a realização de um trabalho de campo, deve-se confeccionar o relatório detalhado das atividades desenvolvidas ao longo de toda a atividade. O relatório é o instrumento que será utilizado para se registrar as conclusões sobre a atividade e ao mesmo tempo, avaliar a participação e empenho dos alunos na realização das mesmas.

Mediante a importância do relatório de atividade de campo e de acordo com alguns dos  itens mais essenciais para a realização do documento, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

 

1- Desenvolvimento

2- Justificativa

3- Tema

4- Introdução

5- Considerações finais

(    ) É o assunto do qual será tratado a atividade a ser desenvolvida.

(    ) É a parte mais detalhada da atividade.

(    ) É uma explanação geral e superficial da atividade a ser realizada.

(    ) É a parte onde se descreve as conclusões a que o pesquisador chegou com determinada atividade.

(    ) É a parte onde se aparece a relevância da atividade a ser desenvolvida.

 

Marque a única opção correta.


3, 4, 2, 5, 1


3, 1, 4, 5, 2


1, 4, 5, 2, 3


2, 4, 5, 1, 3


5, 3, 2, 4, 1

Marque a alternativa correta.

A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos). Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:


Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.


Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.


O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”


Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.


O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.

Páginas: 12345